Project Description

Terapia da Fala

O Terapeuta da Fala é o profissional de saúde responsável pela prevenção, avaliação, intervenção e investigação das perturbações da comunicação humana.  Intervém nas várias faixas etárias, começando na neonatologia (comunicação e alimentação), passando pela idade pré-escolar (competências linguísticas e de comunicação), idade escolar (perturbações da leitura e da escrita, gaguez e comunicação) e adultos (perturbações da linguagem adquiridas, patologias da voz, da deglutição e promoção das competências vocais e comunicação em profissionais).

  • Comunicação: doenças degenerativas, perturbações do espectro do autismo e outras síndromes que possam impossibilitar o uso das diversas formas de linguagem.

  • Linguagem oral: é a forma de comunicação mais importante e única no ser humano, visto que possibilita a troca de ideias, interacção, expressão de sentimentos e aprendizagem. Compreende quatro aspectos linguísticos: semântica, morfossintaxe, fonologia e pragmática, que podem estar afectados no decorrer do desenvolvimento infantil ou por perturbações neurológicas.

  • Linguagem escrita: intervenção nos casos em que exista dificuldade na aprendizagem da leitura e da escrita.

  • Articulação: consiste na produção oral dos sons de uma língua, esta poderá estar afectada no decorrer de imaturidade ou alterações anatómicas ou neurológicas nas estruturas, músculos e órgãos orais e faciais.

  • Fluência: quando adequada permite um discurso com ritmo e cadência adequados, se tal não acontece podem existir bloqueios, repetições e prolongamentos de sílabas e pausas excessivas.

  • Voz: mecanismo que permite a emissão de som durante a fala. Alterações na qualidade vocal (disfonia/rouquidão) remetem-nos para alterações estruturais ou de movimento ao nível das cordas ou pregas vocais, sendo diagnosticadas pelo Otorrinolaringologista e avaliadas e intervencionadas pelo Terapeuta da Fala.

  • Deglutição: capacidade de ingestão de alimentos que têm globalmente quatro fases. Quando uma ou mais fases estão afectadas, a nutrição e hidratação seguras ficam comprometidas, o que pode ter causas neurológicas ou mecânicas.

  • Motricidade orofacial: reabilitação e desenvolvimento da motricidade dos órgãos que têm um papel importante nas funções denominadas de estomatognáticas – sucção, respiração, mastigação e fala.

Equipa de Terapia da fala

Vanessa Mestre

Voltar

Procura um tratamento adequado a si?

MARCAR CONSULTA